É frequente que esta doença provoque anemia e sirva de porta de entrada para outras complicações como amenorréia (interrupção da menstruação), transtornos de crescimento e desnutrição profunda. O contágio ocorre através dos ovos eliminados por homens contaminados. Estes podem estar na terra, por exemplo, e quando alguém pisa em uma das larvas é imediatamente contaminado. As larvas são ativas e conseguem penetrar na pele.
Após adentrarem no organismo, estas larvas atingem a circulação sanguínea, passam pelo coração, pelos alvéolos pulmonares e de lá seguem para os brônquios, a traqueia, a faringe e continuam a descer até chegar ao intestino delgado, onde se transformam em adultos. Após haver o acasalamento os ovos são liberados através das fezes. Já no solo os ovos se rompem e as larvas são soltas. Estas estão livres para penetrar na pele de qualquer indivíduo. Locais úmidos e escuros são ideias para mantê-las ativas.
Caso as larvas sejam ingeridas ao invés de penetrarem pela pele, estas alcançam o intestino delgado sem percorrer o caminho mencionado acima. Outros sinônimos desta complicação são “doença do jeca-tatu”, “anemia-dos-mineiros” e “mal-da-terra”.

Agente causador
A ancilostomose é causada por nematelmintos. As espécies parasitárias são Ancylostoma duodenale e Necator americanus.Um aparelho bucal característico destes seres permite que eles fiquem fixos ao ducto intestinal. Na porção anterior eles possuem pequenos dentículos afiados que rasgam a parede do intestino provocando hemorragias. Através das lesões eles se alimentam, sugando o sangue do hospedeiro. Cada fêmea consegue produzir cerca de 30 mil ovos por dia. Estes se tornam embrionários em 24 horas.

Diagnostico
Uma breve conversa com o paciente e uma análise clínica fazem o médico já suspeitar de um caso como tal. Entretanto, é importante se estabelecer o diagnóstico correto para que o tratamento seja eficiente. Desta forma, alguns exames laboratoriais podem ser solicitados. O exame de fezes talvez seja o mais eficiente neste sentido. É preciso levar o material para análise para que se observe a presença ou não de ovos dos nematelmintos nas fezes do paciente. Podem também ser encontrados vermes adultos nas fezes, assim como a presença de sangue oculto.
Sintomas
No local por onde a larvar penetrou no organismo é gerada uma reação inflamatória de feia aparência. Com o passar do tempo é comum haver quadros de tosse e até mesmo de pneumonia, devido ao fato de as larvas estarem passando pelos alvéolos pulmonares, brônquios e outras regiões do sistema respiratório.
Ao chegarem ao sistema digestivo começam os sintomas característicos da região. Os dentes cortantes dos nematelmintos perfuram a parede do intestino provocando dores intensas, cólicas, hemorragias e náuseas. Caso não se busque logo por auxílio médico, os parasitas podem sugar tanto sangue a ponto de levar a pessoa a desenvolver uma grave anemia. Outras consequências graves quando não se recebe o devido tratamento são caquexia, transtornos de crescimento e amenorréia
Prevenção
Construir sanitários adequados e com fossa séptica é outra medida de muita importância. As fezes não devem, em hipótese alguma, entrar em contato com o solo e com a água. Uma série de doenças pode ser evitada somente através desta simples medida: nunca faça suas necessidades fora do banheiro. Os portadores precisam ser devidamente tratados para que não infestem a região. É aconselhável realizar discussões na comunidade para orientar sobre
Tratamento
O tratamento é simples e rápido. Por este motivo, deve-se procurar sempre por auxílio médico quando algo de errado está acontecendo com o seu corpo. Desta forma você mantém a sua saúde protegida e a de outras pessoas também. Junto ao tratamento é importante ainda manter bons hábitos de higiene e jamais andar descalço sobre a terra, caso contrário um novo contágio pode se tornar possível.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário